ABC

A gestão de stocks é factor de grande importância para as empresas.
Uma boa gestão de stocks faz com que a empresa possa se tornar mais competitiva no mercado em que actua.
Para entendermos melhor a importância de um stocks bem gerido vamos analisar um exemplo.
Em nossas casas procuramos comprar os produtos e materiais necessários para nossa utilização, obedecendo um grau de prioridade, dificilmente compramos produtos caros em grande quantidade, nós os compramos conforme nossa necessidade. Se os produtos e materiais forem de valor menor e tiverem um consumo grande procuramos comprar uma quantidade maior para termos tranqüilidade, sabendo que o mesmo dificilmente faltará.

Muitas empresas ainda mantêm vários itens em stocks por medo de que os mesmos faltem na sua linha de produção ou no stocks de distribuição, comprometendo assim a entrega do produto ao cliente. Para manter um controle melhor do stocks e reduzir seu custo, sem comprometer o nível de atendimento, é importante classificar os artigos de acordo com a sua importância relativa no stock.
Assim surge a importância da classificação do stock pela análise ABC ou lei do 20/80, este método é antigo mas muito eficaz e baseia-se no raciocínio do diagrama de pareto desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto. É através da classificação da curva ABC que conseguimos determinar o grau de importância dos artigos, permitindo assim diferentes níveis de controle com base na importância relativa do artigo.

A-20% dos artigos representam 80% da facturação mensal, por exemplo
B-30%
C-50%












Estas percentagens podem sofrer ligeiras alterações, dependendo do tipo de actividade, mas a ideia que deve permanecer é de que "20% das causas, são responsáveis por 80% das consequencias"